Diretrizes para a comunidade iNaturalist

Diretrizes para a comunidade

Bem-vindo ao iNaturalist!

iNaturalist é uma comunidade global de pessoas que registram observações de outros organismos e as compartilham entre si para que todos possamos aprender mais sobre o mundo natural. Todos nós queremos que o iNat seja um lugar divertido, útil e descontraído para se estar, então nós (Ken-ichi e os outros membros da equipe do site) escrevemos essas diretrizes com ampla contribuição da comunidade afim de descrever o que consideramos comportamentos bons e maus. Esta diretrizes não substituem nossos Termos de Serviço e, com exceção de alguns itens marcados com (!), Essas não são regras rígidas e passageiras. Elas são diretrizes e heurísticas (descobertas) de como devemos nos conduzir no iNaturalist. Essas diretrizes não abordam nosso comportamento em outros sites além do iNaturalist.

Ofensas que podem suspender um usuário

Não vamos embarcar nessa canoa, pra começo de conversa. Qualquer um dos comportamentos listados abaixo é motivo para suspensão imediata sem aviso prévio.

(!) Discursos de ódio. A incitação ao ódio consiste em um conteúdo criado com o objetivo de atacar pessoas com base em idade, raça, gênero, orientação sexual, renda, capacidade física, país de origem, religião, formação educacional ou qualquer outro atributo sobre o qual as pessoas não têm controle.

(!) Insultos ou ameaças. Os insultos são ataques destinados exclusivamente a depreciar ou ofender pessoas. Uma ameaça é qualquer conteúdo que indique a intenção de prejudicar outra pessoa. Observe que os avisos sobre suspensão ou outras ações regulatórias por parte da equipe do site ou curadores do iNaturalist não são entendidos como ameaças.

(!) Conteúdo sexualmente explícito. Observações de acasalamento de espécies não humanas são bem-vindas mas, mesmo assim, o bom senso deve ser usado tanto com relação à apresentação da observação (fotos) quanto a manifestações escritas sobre o acasalamento.

(!) Contas Sockpuppet (contas fantoche). Uma conta fantoche é uma conta adicional que objetive evitar uma suspensão, contornar restrições de funcionalidade ou outras formas de mau comportamento, como, por exemplo, confirmar suas próprias identificações. Não se aplica a diferentes contas configuradas para várias funções como, por exemplo, uma conta pessoal e uma conta profissional.

Coisas que podem ser feitas ou acontecer

Tipos de comportamentos que, ocasionalmente, mesmo que contenciosos (embates), podem ser encorajados ou, na pior das hipóteses, perdoados.

Desacordo civil. Se você encontrar um problema, use nossas ferramentas de curadoria ou envolva educadamente a pessoa que causou o problema. No entanto, não se ofenda pessoalmente se alguém discordar de você, não importa quem seja. O iNat tem tudo a ver com discutir civilizadamente esses problemas.

Erros ocasionais. Se alguém tiver 100 observações legítimas e postar uma foto de um gnomo de jardim, apenas sinalize como não apresentando evidências de um organismo e siga em frente. Se os gnomos se tornarem habituais, então é hora de falar com a pessoa e pedir que pare de postar gnomos porque eles não são organismos vivos.

Observações duplicadas. Não é uma situação ideal mas, geralmente, são causadas por descuido do usuário ou erros de programação no site ou nos apps dos smartphones. Peça educadamente às pessoas que os removam mas, se não o fizerem, não é grande coisa, a menos que se torne um hábito. Lembre-se que as observações do mesmo organismo por pessoas diferentes não são duplicatas. Essas são duas observações únicas (mesmo local mas em datas diferentes, mesmo que minimamente) e não merecem nenhum tipo de ação dos curadores ou dos usuários.

Organismos cativos/cultivados. Preferiríamos que eles fossem marcados corretamente na Avaliação de Qualidade dos Dados (AQD), mas não são intrinsecamente ruins, ou seja, mesmo sendo observações denominadas de “Casuais”, elas têm valor científico.

Muitas identificações. Se alguém adicionar muitas identificações às suas observações, não presuma que isso representa uma atenção indevida para com você, pessoalmente. Provavelmente essa pessoa estará identificando muitas observações de todos e de qualquer um. Um dos principais objetivos do iNaturalist é ajudar outras pessoas com identificações, portanto, adicionar muitas identificações é aceito e encorajado.

Pedidos de esclarecimento. Solicitações para justificar uma identificação são fortemente encorajadas. Você não precisa responder a essas solicitações, mas também não deve reclamar delas. Todos têm o direito de perguntar: "Por quê?"

Imagens de animais mortos ou desmembrados. Embora não endossemos matar ou ferir animais apenas para contribuir com o iNaturalist, como naturalistas todos nós encontramos essas cenas em nossas explorações. Exemplos: atropelamentos e eventos de predação recentes (incluindo predação por humanos). Embora esses tipos de imagens possam ser perturbadores para algumas pessoas, também podem ser interessantes e fornecer evidências cientificamente relevantes tanto quanto a imagem de uma criatura viva. Muitas vezes, essas observações demonstram algum aspecto da história de vida dos organismos envolvidos, ou podem até fornecer informações relevantes para a conservação do organismo em questão.

Tom e atitude

Suponha, sempre, que as pessoas são movidas por boas intenções. A maioria dos conteúdos problemáticos no iNat (por exemplo, violações de direitos autorais, plágio, etc.) acontece porque os novos usuários ainda não compreendem do que se trata o iNat. Normalmente, eles acham que as fotos de observações deveriam apenas mostrar algo parecido com o que viram, em vez de apresentar evidências diretas do que viram. Se você acha que uma foto representa uma violação de direitos autorais, sinalize-a como tal, mas presuma que as pessoas cometeram um erro honesto, a menos que você tenha provas em contrário.

Seja educado e respeitoso. Trate a todos do mesmo modo que você trataria um estranho pessoalmente ao encontrá-lo pessoalmente. Não se esqueça de que existem pessoas reais por trás dos nomes de usuário e das fotos de perfil que as pessoas usam no iNaturalist.

Entenda que as pessoas que usam o iNat podem não ser como você. iNat é uma comunidade internacional que inclui pessoas de todas as origens a partir dos 13 anos de idade. Todos nós compartilhamos um interesse pela natureza, mas pode ser aí que nossas semelhanças terminam. Não presuma que todos compartilham sua política ou seu senso de humor, ou mesmo falem sua língua, então tente ser educado e neutro até que você conheça alguém.

(!) Não discrimine pessoas com base em idade, raça, sexo, renda, capacidade física, país de origem, escolaridade ou qualquer outra característica que eles não podem controlar. Isso inclui dizer a alguém para não identificar observações por ser apenas "apenas uma criança" ou "claramente não sabem do que estão falando". Se você discordar de uma identificação, a resposta apropriada é adicionar uma identificação própria, de preferência com uma resposta calma e racional baseada nas evidências. Isso pode ser diferente do uso de discurso de ódio descrito acima, pois não é necessariamente um ataque direto e autoconsciente. Só porque esse tipo de discriminação é implícita ou feita sem saber, não significa que esteja tudo bem, mas também não é necessariamente um motivo para suspensão imediata.

Boa práticas

Práticas sugeridas para o engajamento civil.

Respeite os pedidos para ser deixado em paz. Se alguém pedir que você pare de o mencionar (@) ou de enviar mensagens (emails), respeite esse desejo.

Não escreva em MAIÚSCULAS. Na Internet, um texto ou palavras MAIÚSCULAS equivale a gritar com alguém a um palmo de distância do seu rosto. Você pode pensar que está sendo enfático, mas a maioria das pessoas pensa que você está gritando. Uma maneira mais educada de enfatizar algo é adicionar um asterisco no no início e final da palavra (ou palavras) que você gostaria de realçar: *assim* (transforma o texto em negrito).

Evite sarcasmo com pessoas que você não conhece. Não presuma que todos compartilham do seu senso de humor, ou mesmo sabem se você está brincando ou não.

Você não precisa ter a última palavra, precisa?. Às vezes, as diferenças não podem ser resolvidas. Aprenda a reconhecer quando isso acontece e resista ao impulso de responder se você não tiver nada construtivo a acrescentar à conversa.

Não justifique as suas identificações com suas credenciais ou comentários desdenhosos do tipo "Eu sou o maior especialista do mundo em plantas aquáticas mágicas, então se eu disser que é gillyweed (erva mágica usada nas poções de Harry Potter), é gillyweed" ou, pior ainda, o temido "É óbvio!". Este tipo de comentário dissuade as pessoas de aprenderem sobre a natureza, desprezando-as e insultando-as, fazendo você parecer mesquinho e/ou rabugento. Em vez de agira assim, justifique suas identificações com base em uma descrição das evidências, por exemplo, "É uma gillyweed porque tem lóbulos arredondados em vez de lóbulos pontiagudos e, pelo que eu sei, é a única planta aquática com lóbulos arredondados neste local. Aqui está um link para um site que mostra essas diferenças: [link]".

Tente usar uma linguagem acessível. Às vezes, o jargão técnico é necessário mas, sempre que possível, tente usar uma linguagem que a maioria das pessoas pode entender, especialmente aquelas que você não conhece ou “novatos” na plataforma. Por exemplo, às vezes "cabelo" é um sinônimo perfeitamente adequado e mais acessível para "pêlo". Se você acha que um termo técnico necessita ser especificado e o leitor talvez não conheça o termo, defina-o. Exemplo: "Pilha cinza no pronoto (pilha significa o cabelo de uma mosca e pronoto é o segmento médio do inseto)." Obviamente, isso nem sempre é possível e pode se tornar tedioso se você identifica muitas observações de terceiros, mas vale a pena manter isso em mente.

Ferramentas para lidar com problemas

As palavras são suas. “Fale” com as pessoas e trate os problemas de maneira educada, mas firme. Cite estas Diretrizes ou nossos Termos de Serviço para informar aos outros como todos esperamos que as pessoas se comportem no iNaturalist.

Tire um tempo para se afastar de problemas. Se suas emoções estiverem intensas, afaste-se do computador e deixe-se acalmar por uma hora ou mesmo um dia, em vez de inflamar um problema já existente ou escrever algo do qual possa se arrepender.

Ferramentas de curadoria e o Data Quality Assessment (DQA). A maioria dos problemas de integridade ou precisão pode ser resolvida por meio de identificações e do DQA (formulário de detalhamento de cada observação).

Silenciando. Se alguém o está incomodando, você pode silenciar essa pessoa editando as configurações de sua conta. Isso impedirá que você seja notificado sobre as atividades deles, incluindo comentários, menções (@) e mensagens.

Bloqueando. O bloqueio é uma medida extrema para situações em que os esforços para resolver as diferenças por meio de conversa falharam e a parte ofensora se recusa a parar de te importunar. Bloquear alguém impedirá que ele interaja com você no iNat, inclusive por meio de identificações e uso do DQA. Você pode bloquear alguém editando as configurações de sua conta e usando o recurso "Usuários bloqueados". O bloqueio não é uma forma de impedir a identificação de pessoas de quem você não gosta ou não confia. Você pode resolver problemas como esse desativando as IDs da comunidade. Cada usuário só bloquear bloquear um máximo de três pessoas. Se você sentir que precisa bloquear mais de três pessoas, entre em contato com help@inaturalist.org e consideraremos aumentar esse limite. Se nós (a equipe do site) descobrirmos que você está usando o bloqueio para silenciar identificadores nos quais não confia, iremos investigar e poderemos até mesmo te suspender.

help@inaturalist.org. Se houver um problema sério que você não consegue resolver ou se existem pessoas no site que não cumprem com as diretrizes aqui descritas, apesar de inúmeras solicitações de mudança de comportamento, envie-nos um e-mail e iremos investigar e possivelmente suspender essa(s) pessoa(s).

Revisado em 05 de Novembro de 2020, 16:19 por loarie
Traduzido e adaptado, com algumas inserções para fins de clareza, por douglas-u-oliveira.
Posted on 21 de abril de 2021, 08:14 PM by douglas-u-oliveira douglas-u-oliveira

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Adicionar um Comentário

Iniciar Sessão ou Registar-se to add comments